Ligue agora e realize sua reserva:

(13) 3313 1045 ou (11) 3614-9056 ou (13) 99724-1544


em foco...
 BERTIOGA

A cidade é conhecida como a porta de entrada do litoral norte. São 33 Km de praias e 482 Km² de mata Atlântica, que resultam numa das maiores áreas de preservação do Estado de São Paulo.

Distante apenas 108 Km da capital de São Paulo.
Nesta rica biodiversidade, um dos melhores programas são as trilhas que terminam em paraísos ecológicos, como o passeio de 3 km até a Prainha Branca ou a descida de
acquaride pelas corredeiras do Rio Itapanhaú.


Além disso, os moradores de Bertioga têm muitos outros motivos pra se orgulhar, pois a cidade teve grande importância no desenvolvimento histórico do país. Prova disso é o
Forte São João. Fundado em 1547, às margens do Canal Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também a mais bem conservada do Brasil.

Forte São João

Na área do entorno do Forte, fica o Parque dos Tupiniquins, onde está localizada a única estátua do cacique tupinambá Cunhambebe do país, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do Padre José de Anchieta para selar a paz entre colonos e índios.
Quem curte história, não pode perder também o
passeio à Vila de Itatinga, onde funciona a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos. Por meio de uma Maria Fumaça do início do século passado, o visitante é conduzido por uma bela mata, até avistar as casinhas que conservam o original estilo britânico de suas construções.
Outro passeio imperdível é a
Aldeia Indígena do Rio Silveira. Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia fica na divisa entre Bertioga e São Sebastião, e abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis.


Assim é Bertioga, uma cidade praiana, onde passado e presente se misturam, resultando num lugar agradável e de parada obrigatória para os turistas de passagem.

PRAIAS


Bertioga tem 33 Km de praias próprias para práticas de vários esportes e também ao agrado dos turistas pela excelente condição de balneabilidade.

Pier Canal de Bertioga visto de barco

Praia da Enseada
Com 12 km de extensão, é a mais movimentada. Começa no Centro da cidade, no encontro com o Canal de Bertioga, e segue até o
bairro do Indaiá.
Possui larga faixa de areia clara e dura, mar aberto bom para banhos e pesca de arremesso.

Ideal para o surfe nos trechos em frente ao Hotel Marazul 27 e na Colônia do Sesc-Bertioga.
Já no
trecho do Indaiá, o mar tem águas claras, com poucas ondas, próprias para crianças e prática de esportes náuticos, além de mergulhos.

Praia de São Lourenço
São 4,5 km de mar limpo, desde o empreendimento Riviera de São Lourenço até o Jardim São Lourenço.
No píer são realizados campeonatos de surfe.


Praia de Itaguaré
Com acesso pelo Jardim São Lourenço, é um dos locais mais procurados por surfistas. São 3,5 km com faixa de areia dura e larga e mar aberto, sendo que em uma de suas extremidades deságua o rio que leva o mesmo nome. É ótima para banhos, pesca de arremesso e considerada a única praia virgem da região. Com acesso também pela Rio-Santos, sentido Bertioga-São Sebastião, há entrada para a Barra do Itaguaré. No local, são alugados caiaques e canoas para passeios no rio.

Praia de Boracéia
São 4,7 km de faixa larga de areia e mar aberto até a divisa com São Sebastião. No local, há total infra-estrutura com quiosques e campings, onde é possível fazer refeições e se hospedar com simplicidade. Nessa praia acontece, anualmente, o tradicional Torneio de Pesca promovido pelo Clube Aramaçan, de Santo André


Praia de Guaratuba
São 8 km de tranqüilidade, com água limpa, mar aberto e área de condomínios com casas de veraneio. Na ponta norte, fica a barra do Rio Guaratuba, ideal para reunir a família e amantes da pesca amadora. As areias claras se misturam à barra do rio e ao mar que garantem muita diversão e banhos aprazíveis.

Praia de Boracéia

O Canal de Bertioga é conhecido por sua beleza e tranqüilidade.

São 30 quilômetros de extensão que têm início junto à praia da Enseada, em Bertioga, e terminam em Santos, ao lado da Base Aérea.

O local é um excelente ponto de pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá.


Paralela ao Canal, encontra-se a Avenida Vicente de Carvalho, onde é possível encontrar várias opções de lazer e serviços, como o Mercado Municipal de Pescados. Além disso, parte da beleza do cenário local é garantida pelas garagens náuticas que oferecem aluguel de barcos para pescarias ou passeios pelas redondezas.

O comércio local é bastante diversificado com restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato dispostas numa das áreas mais movimentadas da cidade.


Aldeia Indígena
A
Aldeia do Rio Silveira é um dos grandes motivos de orgulho de Bertioga.
Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia está a 1500 metros da praia, no bairro de Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião.
O local abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis, divididos em seis grupos, com seis líderes que auxiliam o cacique. Essas famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos. Na comunidade há também atendimento na área de Educação e Saúde, que conta com uma escola para as crianças índias.
É importante lembrar que o acesso à Aldeia só pode ser feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI.


Passeio de Escuna
Com capacidade para 80 pessoas, a Escuna Pasárgada realiza passeios que partem do Píer de Bertioga, passando pelo Canal em direção às Praias Branca, Preta e Camburizinho; as Ilhas Guará e Rasa e uma parada de 10 minutos para banho na Praia de Iporanga, em Guarujá. O passeio tem duração de 1h40min.



Como chegar
Bertioga está situada no
litoral norte do Estado de São Paulo.
Com acesso através das rodovias Anchieta ou Imigrantes, Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera - Guarujá) e Prestes Maia (Rio-Santos).
Rodovia Ayrton Senna, Mogi Bertioga.


Principais distâncias
> São Paulo = 123 km
> Guarujá = 30 km
> São Sebastião = 100 km
> Rio de Janeiro = 510 km


De ônibus
Litorânea (11) 6221-0244
Percurso: São Paulo - Bertioga


Via Fluvial
Travessia para Guarujá a cada 1 hora, das 06h30 às 23h30.
Rio Itapanhaú; Canal de Bertioga
Dersa - Av. Vicente de Carvalho
Fone: (13) 3305-1153 / 0800-13-3772 (para hora marcada)

Pousada Landim  Av. Anchieta, 10.784 - Jardim Indaiá - Bertioga - SP  |   E-mail: equipe@pousadalandim.com.br  |